O São Paulo realizou uma reunião com o técnico Luis Zubeldía para fazer um “ajuste de rota” após duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. A diretoria do Tricolor avalia que o treinador argentino precisa entender melhor a dinâmica da competição, conta o colunista André Hernan contou no De Primeira.
Internamente, o clube acredita que Zubeldía tem muito a aprender sobre as peculiaridades do Brasileirão. A cúpula do São Paulo entende que é necessário um ajuste na rota, com questões que podem ser melhoradas desde os treinos até os jogos.
André Hernan: “A diretoria do São Paulo detectou que o Zubeldía está com dificuldade para entender o que é o Campeonato Brasileiro. A quantidade de jogos, pouco tempo de descanso e jogos fundamentais. Foi explicado ao Zubeldía que, daqui a pouco, vai ter Libertadores com jogo semana a semana, Copa do Brasil com jogo semana a semana, e no meio disso Campeonato Brasileiro, que aí sim você pode poupar o time e preservar os principais jogadores. Jogo contra o Cuiabá? É pra ganhar. Jogo contra o Vasco fragilizado? É pra ganhar.”
André Hernan: “É bom deixar bem claro para o torcedor: nessa reunião, não foi colocado para o Zubeldía para escalar tal jogador ou deixar de escalar tal jogador. É explicar o modelo, o funcionamento do Brasileirão, as viagens, o calendário e as oportunidades de você pontuar num campeonato longo porque muitas vezes os técnicos estrangeiros não têm essa vivência no Brasil. Então, essa conversa foi muito nesse sentido.”
André Hernan: “A direção também chegou nos líderes do elenco, perguntou se está acontecendo alguma coisa ou se tem algo incomodando os jogadores. A resposta dos líderes foi que não aconteceu nada. Apesar disso, o elenco admite que houve um relaxamento, uma queda de rendimento, mas que vão com a faca nos dentes para o próximo jogo, até mesmo para mostrar para a torcida que não há problema algum. Tudo foi ajustado e aparado.”
André Hernan: “Outra questão discutida foi a questão do Sabino com o preparador físico. Sobre isso, está tudo bem, não haverá multa, colocaram uma pedra em cima do assunto. Depois de uma derrota, não tem que virar pior clube do mundo, então a segunda-feira do São Paulo foi sobre resolver essas questões e seguir adiante.”
ZUBELDÍA VAI TER QUE USAR FORÇA MÁXIMA
Segundo Hernan, se o jogador estiver em condições após os treinos da semana, ele deverá jogar, pois o São Paulo quer pontuar no Brasileirão antes de encarar a Copa do Brasil e a Libertadores.
A diretoria do Tricolor explicou a Zubeldía que, no Brasileirão, não haverá rodízio de atletas, apenas se algum jogador não estiver em condições físicas. O clube quer usar a força máxima no campeonato nacional para somar pontos antes das competições mata-mata, considerando que esse é o momento mais “light” da temporada.