Com o anúncio de Erison, presidente chega a 30 contratados em 25 meses no cargo; desses, 21 fecharam com o Tricolor sob o comando de Rogério Ceni. Lembra de todos?

A contratação de Erison pelo São Paulo foi a nona do clube para esta temporada. Foi também a 30ª desde que o presidente Julio Casares assumiu a gestão do clube, no dia 1º de janeiro de 2021 (veja a lista completa mais abaixo).
Com 25 meses no cargo, o dirigente tem média de mais de um reforço por mês. O seu antecessor, Carlos Augusto de Barros e Silva, permaneceu 5 anos e 2 meses (62 meses) no cargo e terminou o mandato com 60 contratações ao todo.
A maior movimentação da diretoria de Julio Casares foi feita em 2021, quando contratou 12 jogadores – foi a primeira temporada completa de Rogério Ceni como treinador da equipe. Com os nove reforços deste ano, já são 21 durante o período do técnico nesta segunda passagem.
Em 2021, o primeiro ano da atual diretoria, foram nove contratações. Naquela ocasião, o time foi comandado inicialmente por Fernando Diniz e, logo depois, por Hernán Crespo. Desses nove, apenas três permanecem no clube (Orejuela, Calleri e Gabriel Neves).
A função mais cobiçada nesse período foi o ataque. Ao todo, foram 11 atacantes contratados nesses dois anos. Somente em 2023 foram cinco (levando em consideração que Caio Paulista é um atacante de origem, mas que está disputando vaga como lateral-esquerdo).
A posição de goleiro também chama a atenção. Os três atuais goleiros principais do elenco foram contratados nas duas últimas temporadas. Felipe Alves e Jandrei chegaram em 2022, enquanto Rafael foi contratado no início deste ano.
Mesmo com todas as contratações desta janela, o São Paulo não se fecha a novas oportunidades no mercado. Ainda há a necessidade de um zagueiro após a lesão de Nahuel Ferraresi, mas as dificuldades financeiras impedem investimentos maiores neste momento.
Caso apareça uma oportunidade boa, como costuma citar a diretoria, o Tricolor não irá se opor a abrir conversas e se reforçar ainda mais.
As contratações realizadas nesta temporada tiveram quase na sua maioria a indicação de Rogério Ceni. O treinador tinha o desejo de contar com um ataque mais veloz e um time mais físico, e tem conseguido até aqui.
Veja todas as contratações da gestão Casares
2021
- Orejuela (lateral-direito)
- Benítez (meia)
- William (volante)
- Bruno Rodrigues (atacante)
- Miranda (zagueiro)
- Rigoni (atacante)
- Éder (atacante)
- Calleri (atacante)
- Gabriel Neves (volante)
2022
- Jandrei (goleiro)
- Rafinha (lateral-direito)
- Alisson (meia-atacante)
- Nikão (meia-atacante)
- Patrick (meia)
- André Anderson (meia)
- Andrés Colorado (volante)
- Marcos Guilherme (atacante)
- Nahuel Bustos (atacante)
- Nahuel Ferraresi (zagueiro)
- Galoppo (meia)
- Felipe Alves (goleiro)
2023
- Pedrinho (atacante)
- Marcos Paulo (meia)
- Rafael (goleiro)
- Wellington Rato (atacante)
- Alan Franco (zagueiro)
- Jhegson Méndez (volante)
- David (atacante)
- Caio Paulista (lateral/atacante)
- Erison (atacante)
GLOBO ESPORTE