O São Paulo pretende entrar com uma ação na Justiça Desportiva para tentar anular a partida contra o Fluminense, realizada há uma semana, pela última rodada do Brasileirão. A decisão foi motivada pela divulgação das imagens do VAR, que revelaram uma falha de arbitragem no primeiro gol da equipe carioca. A diretoria tricolor acredita que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro de direito, ao validar o gol de Kauã Elias mesmo após rever o lance no VAR.
A jogada em questão ocorreu em uma disputa entre Calleri e Thiago Santos. O árbitro marcou falta de Calleri, mas optou por dar vantagem ao Fluminense, já que a bola ficou com Thiago Silva. No entanto, o zagueiro interpretou que a falta havia sido confirmada, colocou a mão na bola e, na sequência, o gol foi marcado. Para o São Paulo, Zanovelli deveria ter marcado falta de Thiago Silva por tocar com a mão na bola, o que teria anulado o gol.
A divulgação das imagens e do áudio da revisão no VAR gerou revolta entre os dirigentes do São Paulo. Durante a revisão, o árbitro se contradisse, afirmando que havia dado vantagem, mas, ao rever o lance no monitor, não seguiu o mesmo raciocínio, validando o gol para o Fluminense.
Inicialmente, o São Paulo havia registrado uma reclamação formal junto à CBF, e o presidente Julio Casares se reuniu com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, para discutir o lance. No entanto, o clube decidiu não pedir a anulação do jogo. Com a divulgação das imagens, os dirigentes reconsideraram essa postura, apesar de reconhecerem que um pedido desse tipo dificilmente seria aceito.
O artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) prevê a possibilidade de anulação de um jogo quando o árbitro deixa de cumprir as regras do futebol. Embora a decisão final sobre esse tipo de pedido seja complexa e tenha como objetivo preservar a integridade do torneio, o São Paulo acredita que é importante acionar o STJD para marcar uma posição e deixar claro o seu descontentamento com o ocorrido.
Agora, o clube paulista aguarda os próximos passos na tentativa de obter uma resposta da Justiça Desportiva sobre o pedido de anulação da partida.