“Gestão não é contratar atleta e mandar embora”, afirma executivo do São Paulo

Dirigente destaca a importância de definir conceitos de jogo, entender a filosofia do clube e ter responsabilidade financeira O executivo Rui Costa, que está no São Paulo desde o início da temporada passada, concedeu uma entrevista ao podcast da “Brasil…

·2 min de leitura
127 0
Nahuel Bustos

Foto: Rubens Chiri

Publicidade

Dirigente destaca a importância de definir conceitos de jogo, entender a filosofia do clube e ter responsabilidade financeira

Nahuel Bustos
Foto: Rubens Chiri

O executivo Rui Costa, que está no São Paulo desde o início da temporada passada, concedeu uma entrevista ao podcast da “Brasil Futebol Expo 2022”, maior congresso de futebol da América Latina. No bate-papo, o dirigente abordou os principais temas que envolvem a direção executiva de um clube de futebol.

Em 2021, os 25 principais times brasileiros somaram um endividamento líquido total de R$10,14 bilhões, segundo um levantamento feito pela consultoria EY, especializada em finanças. Junto com Cícero Souza, atual gerente de futebol do Palmeiras, Rui destacou a importância de estabelecer uma filosofia de gestão apropriada ao DNA e à história de cada clube, com decisões coerentes e responsabilidade com a saúde financeira das equipes.

– O futebol é tão coletivo fora de campo quanto dentro. O gestor de futebol normalmente é avaliado pelas suas contratações, mas a gestão não é contratar atleta e mandar embora, para ganhar a qualquer preço e endividar os clubes. A maioria das equipes possuem problemas financeiros seríssimos, que são consequência de anos praticando essa filosofia irresponsável. Temos que sempre buscar a vitória e os títulos, essa é a essência do futebol, mas é preciso implantar processos, ter responsabilidade financeira, apostar em atletas jovens e experientes e pensar no futuro do clube – disse o dirigente.

Temas como categorias de base, marketing, diretoria executiva e rotina dos clubes foram debatidos durante a conversa. Com passagens por Grêmio, Chapecoense, Athletico-PR e Atlético-MG, o executivo também comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado no São Paulo.

– É um privilégio trabalhar no São Paulo. É importante entender o tamanho da instituição em que você trabalha, o peso da camisa e a expectativa da torcida. Na diretoria de futebol, junto com Belmonte, Muricy e Casares, temos uma ideia muito clara sobre o que é o melhor para o clube, e é isso que pauta as nossas decisões. No elenco atual, optamos por mesclar atletas jovens e experientes, para ter um time equilibrado, com perfil vencedor – completou Rui.

LANCE!

Últimos Tópicos
Ver todos →
188 8
Brunerio1d
Vinicius JR 4
Nilson Caires1d
Calma que esta cedo ainda, não se sabe nem se o Brasil passa de fase, kkk
Faça login para responder →
296 2
Nilson Caires14h
Como as coisas demoram pra acontecer ali, esse ano vai ser difícil escapar do rebaixamento, ou a parada para Copa…
Alhek4d
A melhor noticia até agora mas meu medo é quem entra no lugar
Faça login para responder →
118 2
Clebao SPFC5d
Vamos comemorar que esse b**** foi mandado embora do Tricolor Abrindo uma latinha pra comemorar
SPFC_X_SPFC5d
Melhor noticia dessa parada da Copa
Faça login para responder →
206 4
Hélio Pereira5d
Tem torcedor que gosta do Tapia pq ele é raçudo Quem ai já viu o Aloisio boi bandido vai entender,…
Palermo19/06/2026
Paulinho também não era nada demais deu uma boa evoluída na copinha, mas realmente não faz sentido essa idéia
Faça login para responder →
234 7
Alhek4d
Não troca pq ele vai continuar no SP
Palermo19/06/2026
Arboleda é bom mas esta em decadência pela idade e tem o problema extra campo Não é tão simples assim
Faça login para responder →
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!