São Paulo perde recurso e Conmebol mantém multa recebida por Diniz

O São Paulo perdeu recurso que apresentou à Conmebol para tentar reverter salgada multa recebida pelo técnico Fernando Diniz na Libertadores. Os US$ 35 mil, R$ 178 mil em cotação atual, foram aplicados por atraso do São Paulo a entrar…

·2 min de leitura
37 0
Publicidade

O São Paulo perdeu recurso que apresentou à Conmebol para tentar reverter salgada multa recebida pelo técnico Fernando Diniz na Libertadores. Os US$ 35 mil, R$ 178 mil em cotação atual, foram aplicados por atraso do São Paulo a entrar em campo na vitória de 5 a 1 sobre o Binacional, dia 20 de outubro, no Morumbi. A comissão disciplinar aplicou valor máximo porque considerou o treinador e o clube reincidentes.

Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net

Como a multa a Diniz foi superior a US$ 15 mil, o São Paulo pôde recorrer ao comitê de apelações da Conmebol (valores inferiores a esse não são recorríveis), que decidiu manter a punição ao treinador e ainda cobrar US$ 3 mil (R$ 15,3 mil) pelas custas do processo. Apesar do multado ser o treinador, o São Paulo é quem pagará, como é de praxe nesses casos. A quantia será debitada da cota recebida pela participação na fase de grupos da competição.

Pelo código disciplinar da Conmebol, os treinadores são responsabilizados, com o clube, pelo atraso na entrada a campo, seja antes do apito inicial ou depois do intervalo. A primeira infração no torneio leva a uma advertência, o que São Paulo e Diniz receberam por atraso no empate por 2 a 2 contra o River Plate, no Morumbi, em 17 de setembro. O problema contra o Binacional, portanto, foi reincidência.

A multa para o treinador é maior porque a Conmebol entende que ele é o responsável técnico pelo time na partida. O valor normal é de US$ 50 mil (R$ 255 mil), considerado alto pelos clubes apesar das cotas milionárias que recebem — para jogar a fase de grupos, da qual acabou eliminado, o São Paulo recebeu US$ 3 milhões (R$ 15,3 milhões). A Conmebol entende que atrasos atrapalham protocolos e exposição de patrocinadores, por isso a multa com valor um pouco acima do que habitualmente é aplicada.

Por causa da pandemia, a Conmebol decidiu dar um desconto de 30% em todas as multas aplicadas a clubes e oficiais em suas competições de 2020, por isso que a punição a Diniz caiu de US$ 50 mil para US$ 35 mil. O São Paulo também foi multado por esse atraso em US$ 10,5 mil (R$ 53 mil), valor com desconto dos US$ 15 mil normalmente dados.

O São Paulo ainda pode recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte na Suíça, o que é improvável que aconteça.

UOL

Últimos Tópicos
Ver todos →
164 8
Brunerio1d
Vinicius JR 4
Nilson Caires1d
Calma que esta cedo ainda, não se sabe nem se o Brasil passa de fase, kkk
Faça login para responder →
284 1
Alhek3d
A melhor noticia até agora mas meu medo é quem entra no lugar
Faça login para responder →
118 2
Clebao SPFC4d
Vamos comemorar que esse b**** foi mandado embora do Tricolor Abrindo uma latinha pra comemorar
SPFC_X_SPFC5d
Melhor noticia dessa parada da Copa
Faça login para responder →
206 4
Hélio Pereira5d
Tem torcedor que gosta do Tapia pq ele é raçudo Quem ai já viu o Aloisio boi bandido vai entender,…
Palermo6d
Paulinho também não era nada demais deu uma boa evoluída na copinha, mas realmente não faz sentido essa idéia
Faça login para responder →
234 7
Alhek3d
Não troca pq ele vai continuar no SP
Palermo6d
Arboleda é bom mas esta em decadência pela idade e tem o problema extra campo Não é tão simples assim
Faça login para responder →
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!