Apesar das queixas contra a arbitragem e da polêmica envolvendo o cancelamento da entrevista coletiva de Abel Ferreira, o empate em 1 a 1 no Choque-Rei deixou o São Paulo em uma situação de indefinição. A equipe chega à última rodada do Campeonato Paulista com risco de eliminação.
O Tricolor lidera o grupo D, com 19 pontos, mas sua vantagem sobre o segundo colocado, o Novorizontino, é apenas pelo saldo de gols (7 x 4). Logo atrás, fora da zona de classificação, porém com chances de avançar, o São Bernardo soma 18 pontos.
Portanto, o São Paulo precisa vencer na última rodada para garantir a classificação sem depender de outros resultados e assegurar a liderança, que oferece a vantagem de decidir as quartas de final em casa, em confronto único.
Em caso de empate ou derrota, o Tricolor terá que torcer para que um dos concorrentes diretos não vença seus jogos.
Conforme o regulamento, as quartas de final são disputadas entre os dois primeiros colocados de cada chave. Assim, em caso de classificação, o São Paulo enfrentará Novorizontino ou São Bernardo.
A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista está marcada para o próximo domingo (10), às 16h (horário de Brasília). Os jogos que envolvem o grupo D são:
- Novorizontino x Portuguesa, no estádio Jorge Ismael de Biasi;
- Mirassol x São Bernardo, no estádio Municipal de Mirassol;
- Ituano x São Paulo, no estádio Novelli Júnior.