O São Paulo foi eliminado do Campeonato Paulista após perder nos pênaltis para o Novorizontino, neste domingo, no Morumbi, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. A derrota marcou a despedida do Tricolor da primeira competição da temporada. Além disso, o técnico Thiago Carpini foi alvo de críticas por parte dos torcedores, que o chamaram de “burro” nas arquibancadas.
A eliminação do São Paulo gerou irritação, inconformismo e cabeças quentes. Na direção do clube, a maioria expressa apoio e não pretende atacar a gestão para derrubar o técnico. No entanto, é evidente que conselheiros, sócios e outros envolvidos estão bastante insatisfeitos e pressionam pela demissão de Carpini, pois não confiam nele.
Segundo apurações do Portal Blog do São Paulo, há uma grande pressão sobre a diretoria para agir rapidamente enquanto há uma lacuna de tempo entre os treinos e evitar mudanças que causem um impacto negativo. Muitos estão cobrando até mesmo Muricy, que era um grande defensor da contratação de Carpini, mas que também tem feito cobranças ao técnico, visto que os resultados não estão sendo alcançados.
Após este período inicial e a eliminação, o grupo ainda apoia Carpini, de fato. No entanto, há um consenso de que mudar a imagem perante o torcedor, mídia e todos os envolvidos, interna e externamente, será uma tarefa bastante difícil. Além disso, existe o receio de que, como aconteceu com Ceni, após três semanas, iniciar mal a Libertadores e o Brasileiro, e a situação se complicar, tendo que demitir o treinador, sem ter um substituto imediato disponível,
A partir de amanhã, as conversas serão cruciais para definir os próximos passos em relação à equipe técnica do São Paulo, se fica ou será mandada embora. Paralelamente a isso, hoje acontece o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana de 2024, que será realizado às 20 horas (horário de Brasília), na cidade de Luque, no Paraguai.