A 3ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) condenou, nesta sexta-feira, o volante Zé Rafael, do Palmeiras, e o zagueiro Sabino e o meia Rodrigo Nestor, do São Paulo, devido às brigas ocorridas no fim do clássico de 18 de agosto, válido pelo Brasileirão, no Allianz Parque. As punições variam entre quatro e cinco jogos de suspensão, e os clubes ainda podem recorrer.
Sabino foi o mais penalizado, com uma suspensão de cinco jogos, enquanto Zé Rafael e Rodrigo Nestor receberam quatro jogos de suspensão cada. A punição se baseia no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata de conduta violenta.
A briga envolveu Sabino agredindo Fernando Gallupo, funcionário e historiador do Palmeiras, enquanto Zé Rafael e Rodrigo Nestor trocaram socos no túnel dos vestiários. As suspensões devem ser cumpridas no Campeonato Brasileiro.
Já a denúncia contra o atacante Luciano, do São Paulo, foi arquivada, pois ele foi expulso após tomar dois cartões amarelos, o que não envolve conduta violenta.
A confusão generalizada ocorreu na saída de campo e envolveu jogadores, membros das comissões técnicas e até gandulas, resultando na expulsão de Zé Rafael e Rodrigo Nestor após o árbitro Raphael Claus revisar as imagens no VAR.
Apesar das suspensões, os jogadores do São Paulo estão liberados para jogar contra o Atlético-MG, na Copa do Brasil, na próxima quinta-feira, e começam a cumprir as penalidades no fim de semana seguinte, no jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão.