A CBF divulgou nesta segunda-feira os áudios do VAR referentes aos lances polêmicos durante o clássico entre Corinthians e São Paulo, disputado no último domingo, em Brasília, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A publicação inclui os diálogos entre o árbitro Rafael Rodrigo Klein e o responsável pelo VAR, Daniel Nobre Bins, em dois momentos críticos da partida: o pênalti marcado para o Tricolor e a expulsão de André Ramalho.
No primeiro lance, que gerou a penalidade para o São Paulo e a expulsão de Fagner, o VAR analisou a jogada e concluiu que o lateral do Corinthians deu um “pisão” no pé de Calleri após o atacante argentino chutar a bola. “Tem um pisão do Fagner, tá? Ele [Calleri] chuta a bola e depois toma um pisão do Fagner. O Calleri joga a bola e depois temos um pisão no pé dele, de maneira temerária. Vou te recomendar uma revisão para possível penal”, explicou Daniel Nobre Bins.
Rafael Rodrigo Klein revisou o lance no monitor e confirmou o pênalti para o São Paulo, aplicando um cartão amarelo a Fagner. Como o lateral já tinha recebido um amarelo anteriormente, acabou expulso. “Para mim é tiro penal e cartão amarelo por entrada temerária”, concluiu o árbitro principal.
O segundo áudio divulgado refere-se à expulsão de André Ramalho. O zagueiro foi advertido após acertar um golpe no rosto de Luciano. “Tem um golpe no rosto dele [Luciano]. Recomendo revisão para possível cartão vermelho”, alertou o VAR. Após verificar a imagem, Rafael Klein determinou a expulsão. “A bola já estava parada no momento da infração. É uma conduta violenta. Por isso, cartão vermelho para o número 5”, justificou o árbitro.
Torcedores do Corinthians não ficaram satisfeitos com a decisão e criticaram a falta de critério da arbitragem no clássico. Muitos questionaram a ausência de revisão em uma jogada envolvendo Calleri, que supostamente poderia ter recebido o cartão vermelho, mas a CBF não divulgou os áudios deste momento específico.
Após o clássico, dirigentes corintianos manifestaram descontentamento, argumentando que a arbitragem prejudicou o time. Com a derrota, o Corinthians permanece na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição com 28 pontos. Já o São Paulo, com a vitória, consolidou-se no G5, com 47 pontos, mirando uma vaga direta na Libertadores.