O São Paulo se despediu das quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2023 após um jogo tenso. Nesta quinta-feira (31), com 52 mil torcedores no Morumbi, o São Paulo venceu a LDU por 1 a 0 no tempo regulamentar, com um gol de Arboleda. Porém, nas penalidades máximas, a LDU saiu vitoriosa por 5 a 4, avançando para as semifinais.

Depois desta participação no torneio continental, o São Paulo agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (03/09), às 20h30, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, enfrentará o Coritiba pela 22ª rodada.
Para o jogo desta noite, o São Paulo não pôde contar com vários jogadores devido a lesões, incluindo Galoppo, Ferraresi, Igor Vinícius, Patryck, Erison, David e Caio. O técnico Dorival Júnior escalou a equipe com Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Alisson, Nestor e Lucas; Luciano e Calleri.
No primeiro tempo, apesar dos esforços do São Paulo para abrir o placar, as redes permaneceram intactas. As melhores chances surgiram em finalizações de Nestor, Luciano, Calleri e Lucas – este último em uma falta perto da entrada da área.
Na segunda etapa, Alvarado, da LDU, foi expulso aos três minutos por uma falta dura em Alisson. Com um jogador a mais, o São Paulo intensificou a pressão e chegou a acertar a trave aos 11 minutos, com um chute de Alisson.
Para reforçar o poder ofensivo, o treinador do São Paulo fez alterações, com a entrada de Wellington Rato no lugar de Pablo Maia aos 12 minutos. Mais tarde, aos 20 minutos, James Rodríguez e Michel Araujo entraram nas vagas de Welington e Nestor.
O São Paulo continuou pressionando e conseguiu empatar aos 30 minutos: Arboleda subiu mais alto que a defesa adversária após um escanteio cobrado por James e cabeceou para o gol! O placar estava em 1 a 0!
Apoiado pela #TorcidaQueConduz, o São Paulo lutou até o fim para marcar novamente, mas a partida acabou indo para as penalidades máximas.
Nas cobranças de pênalti, a LDU levou a melhor, vencendo por 5 a 4. Os equatorianos converteram todas as suas cobranças, com Guerrero, Alzugaray, Martínez, Quiñónez e Jhohan Julio. O São Paulo marcou com Calleri, Lucas, Beraldo e Wellington Rato, mas James Rodríguez chutou por cima do gol.