Na tarde deste domingo (17), o São Paulo enfrentou o Flamengo no Maracanã na primeira partida da final da Copa do Brasil 2023 e saiu vitorioso, vencendo o time da casa por 1 a 0, com um gol de Calleri.

O técnico Dorival Júnior escalou o Tricolor com Rafael no gol; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio na defesa; Pablo Maia, Alisson, Nestor e Wellington Rato no meio de campo; e Lucas e Calleri no ataque.
Apesar do forte calor no Rio de Janeiro, o primeiro tempo foi bem disputado. O São Paulo começou com força, e aos 16 minutos, Calleri teve uma boa chance após uma jogada de Nestor pela esquerda, mas o goleiro adversário defendeu. A defesa, liderada por Beraldo e Arboleda, também se destacou.
Aos 39 minutos, Nestor novamente criou uma boa oportunidade, cruzando rasteiro, mas Wellington Rato não conseguiu alcançar a bola por pouco. No entanto, Nestor foi recompensado nos acréscimos, aos 46 minutos, quando fez um cruzamento preciso para Calleri marcar de cabeça e abrir o placar: São Paulo 1 a 0!
No segundo tempo, o Tricolor continuou pressionando, e aos 11 minutos, Alisson quase ampliou após um ótimo passe de Lucas, mas a bola passou perto da trave. Alisson, no entanto, sentiu câimbras e foi substituído por Gabriel. Logo após, Luciano entrou no lugar de Lucas, e Michel Araujo substituiu Nestor. Juan substituiu Wellington Rato, e Welington entrou no lugar de Caio aos 28 minutos.
O São Paulo controlou o jogo sem grandes dificuldades até o apito final do árbitro Anderson Daronco.
O próximo jogo do Tricolor será na quarta-feira (20), às 21h30, contra o Fortaleza no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. A partida de volta da final da Copa do Brasil contra o Flamengo também será no Morumbi, no domingo (24), às 16h.
FLAMENGO 0 x 1 SÃO PAULO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17/09/2023 (domingo)
Horário: 16h
Transmissão: Amazon Prime, Globo, Premiere, SporTV
Escalação do SPFC: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Welington, 28/2); Pablo Maia, Alisson (Gabriel, 13/2), Rodrigo Nestor (Michel Araujo, 21/2) e Wellington Rato (Juan, 28/2); Lucas (Luciano, 21/2) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior
Gol: Calleri, 46/1
Cartão amarelo: Alisson, 36/1
Escalação do CRF: Matheus Cunha; Wesley (Matheuzinho, 32/2), Fabrício B., Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick (Thiago Maia, 32/2), Victor Hugo (Everton Ribeiro, intervalo), Gerson e Bruno Henrique; Gabriel (Everton, 29/2) e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli
Cartão amarelo: Léo Pereira, 13/1; Victor Hugo, 35/1
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
Quarto Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assessor: Antonio Pereira da Silva (GO)
Quinto Árbitro: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Árbitro de Vídeo: Rafael Traci (SC)
AVAR: Helton Nunes (SC)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Daniel Nobre Bins (RS)
Observador de VAR: Giulliano Bozzano (MG)