O técnico Abel Ferreira não deixou passar em branco o comentário de Hernán Crespo, do São Paulo, sobre o poder financeiro do Palmeiras. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Santos, o comandante alviverde aproveitou a coletiva pós-jogo para responder o treinador argentino e reacender a rivalidade entre os clubes paulistas.
Na última semana, Crespo havia mencionado que o Palmeiras “tem dinheiro” e vive um momento financeiro muito diferente do São Paulo. Abel, no entanto, rebateu de forma irônica — e pegou mal entre torcedores do São Paulo, que viram deselegâncias na fala do técnico palmeirense.
– Eu vi o amigo Crespo falar que o Palmeiras tem dinheiro. Eu queria lhe dizer que quando ele chegou e éramos vizinhos, eu tinha o mesmo dinheiro que ele. Aliás, quando eu convidei para ir a casa jantar, quem pagou foi eu. Foi eu que paguei, não foi ele, foi eu. Mas na altura o Palmeiras não tinha tanto dinheiro assim.
– O que o Palmeiras fez foi apostar na base e vendeu jogadores. Os títulos trouxeram prestígio, o prestígio trouxe patrocínios. Isto é todo um ciclo vicioso, mas começou primeiro por apostar na base.”
– Vender quatro, cinco jogadores da base que fez com que nós estabilizássemos financeiramente e que este ano, sim, como a nossa presidente sempre disse o ano passado e há dois anos, juntamente com o Barros, que íamos ter uma gestão responsável. Este ano, sim, em função das vendas que fizemos, do Rios, do Estêvão. Não há como, se queremos continuar a crescer e a competir, temos que investir. Vocês ouviram-me falar dos crocodilos no bolso, ouviram-me aqui uma outra vez, mas isto é só para brincar um bocadinho com como é que o dinheiro ganha-se trabalhando com processos, acreditando em algo.
– E é fácil, basta olhar para o Palmeiras quando nós chegamos aqui como é que as coisas foram acontecendo. Isto é um ciclo vicioso. Apostar na base, títulos, prestígio, valorização do clube, valorização da marca, patrocínios, sócios à avante, futebol que as pessoas gostam de ver, isto é tudo um ciclo vicioso – disse Abel.
A FALA DE HERNÁN CRESPO
Hernán Crespo reconheceu as dificuldades de competir financeiramente com os dois clubes de maior poder de investimento do país.
– Eu falo sempre, com dinheiro você encurta os tempos….. Há quanto tempo Palmeiras e Flamengo são competitivos? É assim. Filipe Luis sabe. Depois, só com dinheiro? Não, não quero faltar com respeito aos trabalhos de Abel e Felipe, mas são situações diferentes. Com dinheiro encurta os tempos. Ali há anos e anos de investimento. Hoje, Flamengo e Palmeiras estão em outra situação na América do Sul – disse o argentino.
A resposta de Abel, no entanto, soou deselegante para muitos torcedores e comentaristas, que consideraram o tom de ironia desnecessário e distante da postura ponderada de Crespo.
Abel fez muito esforço pra não entender o que o Crespo falou. https://t.co/wiy7SxwkpL
— Gabriel Sá (@OGabrielSa) November 7, 2025
