O Brasil segue como o país com mais vagas na Libertadores, com um G6 garantido pelo Brasileirão (quatro diretas e duas para a pré-Libertadores) e mais uma vaga reservada ao campeão da Copa do Brasil. Mas, com a dominância brasileira em torneios internacionais, o número de vagas pode se expandir para até um G9 em 2024, abrindo mais espaço para clubes nacionais no torneio continental de 2025.
Como o Brasileirão pode chegar a um G9: Se clubes como Botafogo, Atlético-MG, e Flamengo vencerem as Copas Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana, as vagas podem ser ampliadas até a nona posição no campeonato. Isso acontece porque, caso os campeões já estejam classificados via Brasileirão, suas vagas são repassadas ao próximo colocado, promovendo um “efeito cascata” que amplia a quantidade de brasileiros na competição.
Situação atual e clubes com chances: No momento, apenas o Botafogo já garantiu sua classificação para a Libertadores, seguido de perto por Palmeiras e Fortaleza. Para manter apenas um G6, o Cruzeiro precisaria perder a final da Sul-Americana e ficar fora das seis primeiras posições no Brasileirão. Caso contrário, a expansão para um G7 ou G8 se torna possível.
Possibilidades para manter um G6 ou ampliar para G7: O G6 seria mantido apenas se nenhum clube entre os seis primeiros ganhar uma das copas. Já o G7 está garantido se o Atlético-MG conquistar ambos os torneios (Libertadores e Copa do Brasil) ou se um clube do G6 vencer uma dessas copas. A partir do G8, as vagas aumentam com vitórias nas copas e com os campeões classificados via campeonato.
Cenário futuro e exemplos anteriores: Esse aumento de vagas já ocorreu em 2021, quando o Brasileirão teve um G8, e só não classificou nove equipes ao ano seguinte pois o Athletico-PR, campeão da Sul-Americana, ficou em 14º da tabela. Assim, o atual Campeonato Brasileiro pode terminar com nove vagas para a Libertadores, fortalecendo a presença brasileira no torneio e oferecendo novas oportunidades para clubes em posições mais baixas na tabela.
CONFIRA OS JÁ CLASSIFICADOS
- Estudiantes (Argentina)
- Botafogo (Brasil)
- San Antonio Bulo Bulo (Bolívia)
- Universidad de Chile (Chile)
- Colo-Colo (Chile)
- Atlético Bucaramanga (Colômbia)
- El Nacional (Equador)
- Independiente Del Valle (Equador)
- Libertad (Paraguai)
- Universitário (Peru)
- Sporting Cristal (Peru)
- Melgar (Peru)
- Alianza Lima (Peru)
- Penarol (Uruguai)
- Nacional (Uruguai)
- Carabobo (Venezuela)
- Tachira (Venezuela)
- Universidad Central (Venezuela)