Nos últimos dois jogos do São Paulo, o técnico Hernán Crespo surpreendeu ao colocar um atacante de 18 anos em campo.
Com pouco tempo no elenco profissional, Marquinhos entrou contra Bahia e Racing e demostrou que começa a ganhar a confiança do treinador.
Diante do Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, Marquinhos teve participação direta no gol são-paulino, já nos acréscimos. Com muita dificuldade para chegar ao gol adversário, o Tricolor ganhou velocidade e habilidade com o garoto em campo.
Aos 46 minutos do segundo tempo, após finalizar, ele pegou o rebote e tocou para Reinaldo cruzar na cabeça de Liziero, autor do gol. Os poucos minutos em campo e a boa jogada agradaram Crespo.
O atacante criado no Jardim Colombo, distante dois quilômetros do estádio do Morumbi, pode não ser famoso entre os torcedores, mas já é um rosto conhecido no clube.
Marquinhos teve seu primeiro contato com o São Paulo em 2012, quando ainda tinha oito anos. Ele treinava na escolinha de futebol Pequeninos do Jóquei, que na época tinha um núcleo do São Paulo.
Em um dos treinos no local, um olheiro do Tricolor que tinha a missão de acompanhar as jovens promessas, o Zé Silva, assistiu a um treino do garoto e o chamou para uma fase de testes.
A partir deste momento, o atacante passou a ir ao CT de Cotia uma vez por semana e jamais deixou o clube. Por ser muito jovem e não ter uma categoria da sua idade, ele tinha de treinar com garotos mais velhos, às vezes de 11 ou 12 anos.
Nada disso, porém, impediu que ele fosse destaque e artilheiro nas categorias em que passou. De acordo com familiares de Marquinhos, ele sempre teve facilidade para se adaptar com jogadores mais velhos.
O período de maior evolução do jovem jogador veio no ano passado, pelo sub-17. Marquinhos foi um dos destaques do time e ajudou nos títulos da Copa do Brasil e Supercopa do Brasil. Com a ascensão, foi promovido de forma definitiva neste ano ao sub-20 para ser dirigido por Alex.
Logo no primeiro jogo do São Paulo na temporada, que marcou a estreia do ex-jogador como treinador, ele fez o gol da vitória sobre o Athletico, pelo Campeonato Brasileiro da categoria. No jogo seguinte, contra o América-MG, anotou mais um na vitória por 3 a 1. Ele ainda deu duas assistências, participando de cinco dos sete gols do Tricolor no torneio.
Os números expressivos no início da temporada do sub-20 despertaram os olhares de Crespo, que chamou Marquinhos para mais um período entre os profissionais. Durante o Paulistão, ele já havia feito esse intercâmbio, mas não foi utilizado em nenhuma partida. Agora, passou a ter chances.
– Momento bom, que eu tanto esperava, que era estrear com a camisa desse clube enorme. Um clube em que estou desde os oito anos, estava esperando muito por esse momento. Deus abençoou, consegui estrear com vitória aqui no Morumbi. Fico sem palavras mesmo, só agradecer a Deus e ao Hernán Crespo pela oportunidade – disse o garoto à SPFCtv após sua estreia.
Neste sábado, ás 17h, diante do Fortaleza, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, Marquinhos pode ganhar uma nova chance com o treinador. Isso porque o Tricolor tem uma decisão pela Libertadores, na próxima terça-feira, diante do Racing, e deve dar chance aos reservas no final de semana.
GE