Além dos títulos de expressão no Brasil e na América, o São Paulo se destaca pelo modo em que lida com suas categorias de base. Cotia é um trunfo para o Tricolor, que a cada ano revela uma joia da base rumo ao futebol europeu.
Depois de Casemiro, Kaká, Militão, Lucas Moura, entre muitos outros, o SPFC pode estar a alguns passos de criar mais um fenômeno no futebol. Trata-se do atacante Nicolas Francisco, de apenas 13 anos de idade.
O jovem ganhou notoriedade ao marcar 100 gols na temporada passada, quando ainda atuava pelo Grêmio Prudente. Pelo São Paulo, marcou 32 gols em 21 partidas, se tornando o maior artilheiro da história do Campeonato Paulista da categoria, superando Marcos Leonardo, que fez 25 gols em 22 jogos, em 2016.
Outros grandes jogadores brasileiros já foram superados pela estrela e ascensão. Gabigol marcou 18 vezes em 2009, enquanto Rodrygo, astro do Real Madrid e da Seleção Brasileira, lançou as redes em 19 oportunidades em 2014. Endrick, do Palmeiras e já vendido ao Real Madrid, marcou 19, em 2018.
O “hype” é tão alto pelo jovem que o jornal espanhol “AS” publicou uma matéria sobre Nicolas. Eles o descrevem como “o novo prodígio do Brasil”
“E enquanto os campeonatos do país encerram seu desenvolvimento em 2023, outro nome subiu ao topo muito prematuramente no futebol brasileiro: Nicolas Francisco .O atacante são-paulino está sendo a nova sensação do país”, escreveu o jornal.
Os espanhóis dizem que é complicado prever sobre o futuro de Nicolas Francisco, mas que ele deverá mostrar todo o seu potencial em 2024, quando disputará o Sul-Americano Sub-15.
“Aos 13 anos é difícil prever o futuro do astro paulista da categoria , embora no futuro ele possa ter outro campeonato para disputar. O Sul-Americano Sub-15 pode ser uma vitrine para ele em 2024. Um torneio que foi adiado pela Conmebol para o ano que vem, quando seria disputado no final deste ano na Bolívia. De qualquer forma, parece que o Brasil tem um novo ‘prodígio’”, finalizou o jornal AS.
Portal do São Paulino