O São Paulo volta a entrar em campo pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h30, quando encara o Grêmio, pelo jogo de ida da semifinal, em Porto Alegre. Esta será a quinta vez que as equipes duelam na competição por uma vaga na fase seguinte. Até aqui, o histórico mostra confronto equilibrado.
Nos quatro duelos anteriores, cada equipe levou a melhor duas vezes. O primeiro encontro aconteceu em 1990, pelas oitavas de final. Assim como na edição atual, a partida de ida aconteceu na capital gaúcha, onde o empate em 1 a 1 prevaleceu. Na volta, em São Paulo, o 0 a 0 deu a vaga ao Tricolor Paulista, que anotou o gol fora de casa. Os são-paulinos, porém, foram eliminados nas quartas para o Criciúma.
O confronto seguinte se deu cinco anos depois, quando o Grêmio foi vice-campeão ao perder para o Corinthians na decisão. O duelo contra o São Paulo aconteceu pelas quartas de final, em que as equipes ficaram no 1 a 1, no Morumbi, e os gaúchos venceram por 2 a 0 no Estádio Olímpico.
Um novo reencontro aconteceu em 1998, pelas oitavas de final, quando o São Paulo não deu chances ao adversário. No jogo de ida, disputado no Morumbi, vitória por 2 a 0. Na volta, em Porto Alegre, o Tricolor Paulista repetiu o placar para avançar às quartas. Mais uma vez, porém, os são-paulinos caíram na fase seguinte, ao serem eliminados pelo Vasco.
A última disputa entre as duas equipes na competição ocorreu em 2001, ano em que o Grêmio terminou como o grande campeão. O São Paulo apareceu no caminho pelas quartas de final, e acabou eliminado após perder por 2 a 1 no Olímpico e por 4 a 3 no Morumbi.
Portanto, o quinto encontro, que terá início nesta quarta-feira, será de desempate. Quem levar a melhor no agregado dos dois jogos passa a ter vantagem no histórico dos confrontos pela Copa do Brasil. O São Paulo chega na semifinal após eliminar Fortaleza e Flamengo. Já o Grêmio despachou Juventude e Cuiabá.
GAZETA ESPORTIVA