O São Paulo chegou a um acordo com o TJD estadual para evitar o julgamento de atletas e dirigentes envolvidos nas confusões após o clássico contra o Palmeiras, resultando no maior acordo já feito pelo tribunal paulista, totalizando multas que somam R$ 205 mil.
O Palmeiras não participou formalmente das negociações e não foi informado sobre o acordo realizado pelo São Paulo, pois não faz parte do processo e não possui autoridade para solicitar a anulação do acordo.
O São Paulo tem um prazo de cinco dias, a partir da homologação da transação na terça-feira, para efetuar o pagamento das multas, que serão integralmente destinadas à Federação Paulista de Futebol, responsável pelo tribunal.
DENÚNCIAS E POSSÍVEIS PENALIDADES
Na semana anterior, o TJD denunciou diversos membros do São Paulo, incluindo jogadores como Rafinha, Welington Rato e Calleri, além de dirigentes como o presidente Julio Casares e o diretor de futebol Carlos Belmonte, por incidentes ocorridos após o empate com o Palmeiras.
As penalidades variavam desde suspensões de até seis jogos para atletas e auxiliar técnico até suspensões de até 180 dias para dirigentes. Belmonte enfrentava acusações mais graves, podendo receber uma punição de até 270 dias de suspensão.
Apesar do valor considerável das multas, o São Paulo está satisfeito com o acordo, pois as multas aplicadas aos dirigentes Belmonte, Casares e FPF, que prevê as multas de 50 mil para Belmonte, 30 mil para Fernando Chapecó, totalizando R$ 110 mil, serão pagas por eles próprios, segundo fontes do clube.
SEM DESFALQUES NAS QUARTAS DO PAULISTÃO
Dirigentes do São Paulo acreditavam que havia um risco substancial de que seus jogadores fossem punidos com suspensões mais severas, o que poderia afetar significativamente o desempenho da equipe no restante do Campeonato Paulista.
Com isso, o técnico Thiago Carpini não enfrentará desfalques para as quartas de final do Paulistão contra o Novorizontino, contando com a disponibilidade de Rafinha e possivelmente de Calleri, enquanto Welington Rato pode ser ausência devido a uma lesão muscular.