O São Paulo conversa com o empresário grego Evangelos Marinakis para firmar uma parceria que fortaleça suas categorias de base. Marinakis, dono de clubes como Nottingham Forest (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Rio Ave (Portugal), se reuniu duas vezes com o presidente Julio Casares, uma no Brasil e outra na Inglaterra, para discutir os termos do possível acordo.
Apesar das tratativas, o São Paulo descarta abrir mão do controle de Cotia. A proposta em debate inclui aumentar os recursos disponíveis para a base e criar um programa de intercâmbio de atletas e profissionais com os clubes de Marinakis. O modelo prevê que o empresário receba uma fatia dos lucros obtidos com a venda de jogadores formados após o início da parceria.
Além de fortalecer a estrutura de formação, o Tricolor vê na aliança uma chance de dobrar sua capacidade de captar jovens talentos, permitindo a busca por promessas de outras bases. Atualmente, o clube prioriza a formação interna devido a limitações financeiras. As discussões seguem remotamente, e o São Paulo estuda as condições para formalizar o acordo e ampliar o potencial de Cotia.
Conheça Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis, empresário de 57 anos, construiu sua fortuna no setor marítimo, liderando a Capital Maritime Group, com frota de dezenas de navios e patrimônio estimado em R$ 22 bilhões. No futebol, adquiriu o Olympiacos em 2010, conquistando sete Ligas Gregas consecutivas e quatro Copas Nacionais. Tornou-se sócio-majoritário do Nottingham Forest em 2017, liderando o retorno à Premier League em 2022, e comprou o Rio Ave em 2023. Marinakis é polêmico e já foi investigado por manipulação de resultados e tentativa de corrupção no futebol grego, mas foi absolvido em ambos os casos.