Hoje, o São Paulo conta com 41 jogadores no elenco e 10 deles podem deixar o clube ao final do ano
Ter 41 atletas no elenco não agrada o técnico Dorival Júnior. Ele reiterou em várias ocasiões que gerenciar um grupo tão numeroso requer uma administração cuidadosa para evitar descontentamento.
Com o fim da temporada se aproximando e a garantia da vaga na Libertadores, Dorival e a diretoria devem aprofundar as discussões sobre quem deve permanecer ou sair na próxima temporada. Alguns jogadores já parecem ter poucas chances de continuar.
Entretanto, outros ainda têm a oportunidade de conquistar espaço até o final da temporada e demonstrar ao Dorival que podem ser úteis no próximo ano.
Felipe Alves
O goleiro viu seu espaço com Dorival Júnior desaparecer completamente devido a uma série de incidentes, que, de acordo com informações do clube, envolveram atitudes de desobediência por parte do jogador. Felipe Alves não é relacionado, mas participa dos treinos. Dada essa situação, parece praticamente certo que ele deixará o clube em 2024.
Alexandre Pato
Contratado com grande expectativa da torcida, Pato não alcançou seu melhor desempenho e se tornou uma das últimas escolhas de Dorival. Nos últimos cinco jogos do São Paulo, ele não participou em quatro deles, incluindo os dois da final da Copa do Brasil.
Seu contrato vai até o final deste ano, mas o Tricolor provavelmente não fará esforços para mantê-lo.
Walce
O zagueiro, formado nas categorias de base, retornou ao São Paulo no meio deste ano após empréstimo ao Juventude devido a problemas no joelho, que o levaram a passar por três cirurgias e ficar afastado do futebol por quase três anos.
Devido à gravidade da lesão, é improvável que Walce consiga alcançar o nível que apresentava quando surgiu no clube. Embora tenha sido relacionado em algumas partidas por Dorival neste ano, é provável que seja emprestado novamente para ter mais oportunidades de jogo.
Raí Ramos
Contratado no início do ano para reforçar a lateral direita, devido às ausências de Igor Vinicius e Moreira, Raí Ramos não correspondeu às expectativas e acabou sendo a última escolha para a posição. Mesmo com a chegada de Nathan, ele foi deixado de lado e não deve permanecer em 2024.
Nathan
Embora seja o atual reserva na lateral direita, Nathan atraiu o interesse de clubes estrangeiros durante a última janela de transferências. Caso surjam novas propostas no final do ano, o São Paulo não deve se opor a uma possível venda. Com a provável volta de Igor Vinicius em 2024, seu espaço ficaria comprometido.
Jhegson Méndez
Jhegson Méndez chegou ao São Paulo com grande expectativa após representar o Equador na Copa do Mundo do Catar. No início, teve momentos promissores sob o comando de Rogério Ceni, mas gradualmente perdeu rendimento e posição.
Sob a gestão de Dorival, Méndez se tornou uma das últimas opções como volante. Dada a considerável quantia investida pelo São Paulo em sua contratação, um empréstimo parece ser uma possibilidade.
Pedro Vilhena
Formado nas categorias de base do São Paulo, Pedro Vilhena teve apenas uma oportunidade de atuar pelo clube, no jogo contra o Coritiba pelo Brasileirão. Agora, sem idade para retornar ao sub-20, existe a possibilidade de ele ser emprestado.
Marcos Paulo
O meia-atacante teve poucas chances com Dorival Júnior, apesar de mostrar momentos promissores durante a temporada. Devido a uma lesão no joelho, ele deve passar pelo tratamento no São Paulo, mas posteriormente deve se despedir do clube. Marcos Paulo está emprestado pelo Atlético de Madrid até o final do ano.
Erison
O centroavante, emprestado pelo Botafogo, teve sua passagem pelo São Paulo prejudicada por inúmeras lesões. Agora, após se recuperar da última lesão na coxa, ele tem dois meses para demonstrar que vale a pena o São Paulo investir em sua permanência.
David
O atacante desempenhou um papel importante para o São Paulo em 2023. No entanto, ele está emprestado pelo Internacional até o final deste ano e, caso o Tricolor deseje mantê-lo, precisará desembolsar aproximadamente R$ 21 milhões. O alto valor pode resultar na despedida de David em dezembro.