O São Paulo agora concentra todas as suas forças na Libertadores, após a eliminação na Copa do Brasil. O empate sem gols contra o Atlético-MG, na Arena MRV, deixou um gosto amargo para o time e seu técnico, Luis Zubeldía.
O jornalista Tiago Leifert, em seu programa ‘TiaGOL’, criticou duramente o esquema tático utilizado pelo treinador, apontando-o como o principal responsável pela queda do Tricolor na competição.
Leifert destacou que o sistema de Zubeldía não está tirando o melhor dos jogadores:
“O esquema de um time tem que ser montado de forma que se consiga extrair o máximo do seu melhor jogador e dos outros. Do jeito que tá o esquema do Zubeldia no São Paulo, todo mundo fica nota 6. Não se tira o melhor do Lucas porque ele está sempre no sacrifício, o Luciano está com dificuldade de jogar, o Wellington Rato não conseguiu fazer absolutamente nada, o Calleri fica isolado lá na frente só tomando ‘tijolada“ .
Além disso, Leifert criticou a falta de ousadia de Zubeldía em um momento decisivo:
“Se o São Paulo teve 10 dias para treinar nesse esquema, ontem ele deveria ter apresentado uma performance mais refinada, mas isso não aconteceu. Ou seja, ele está insistindo em um esquema que talvez já esteja no limite, falido. A gente precisava de mais ontem, talvez ter mais gente lá na frente, arriscar mais, é mata-mata!!! Esse jeito de jogar que ele tá agarrado não vai funcionar contra o Botafogo.“
Ele também mencionou que o técnico demora para fazer alterações:
“Além do mais, o Zubeldia sempre demora demais para mexer e é sempre trocando seis por meia dúzia”, concluiu.
Com a Copa do Brasil já fora do radar, o São Paulo volta suas atenções para a Libertadores, onde terá pela frente o Botafogo, atual líder do Brasileirão, pelas quartas de final. A primeira partida do confronto está marcada para o dia 25 de outubro, no Morumbi. Esse será o grande teste para Zubeldía e seu esquema tático, já que a Libertadores se tornou o principal objetivo da temporada.