Com a aproximação da janela de transferências, o São Paulo se movimenta em busca de reforços, mas também se prepara para saídas e até retornos de jogadores que não defendem o clube há tempos.
A ESPN apurou nos bastidores as situações de sete atletas, desde os sonhados contratados pela torcida até quem parece mais perto de ir embora.
THIAGO MENDES
Apontado por muitos como a grande prioridade no mercado, por conta da grave lesão de Pablo Maia e as poucas opções para a vaga de volante, Thiago Mendes já expressou algumas vezes a sua vontade em voltar ao Tricolor. Porém, a situação segue indefinida até o momento. O Al Rayyan, do Qatar, recusou a primeira proposta do São Paulo.
Para tentar convencer o clube, que pagou mais de 4 milhões de euros por sua contratação um ano atrás, Thiago viajou nos últimos dias ao Qatar para expor que não deseja continuar no país, em um movimento que facilitaria a negociação para voltar ao clube que defendeu entre 2015 e 2017.
Entre ele e o São Paulo, tudo está alinhado na parte salarial, para um contrato de três ou quatro anos. A expectativa é que até o dia 10 de julho exista uma resolução, pois o Tricolor espera contar com o jogador já no início da janela.
ALEX SANDRO
Se o clima é de otimismo com Thiago Mendes, com Alex Sandro a situação é outra. A negociação é tida dentro do Tricolor como muito complicada. Diretoria e o jogador conversaram, mas apenas para entender o objetivo de carreira dele pós-Juventus. Valores sequer foram apresentados.
A prioridade do lateral segue ser jogar fora do país. Caso não chegue algo que interesse, é só aí que ele passa a considerar o futebol brasileiro. Assim como anunciado pelo presidente Julio Casares, ele dará prioridade ao São Paulo em uma possível conversa.
WELINGTON
Já sobre jogadores que estão no elenco, mas vivem impasse, a situação de Welington é a que mais “tira o sono” da torcida. Desde a última segunda-feira (1º), ele pode assinar um pré-contrato com outra equipe. Apesar disso, o São Paulo segue tranquilo e só vai fazer a quarta e última proposta para renovar com nos próximos dias. O clube garante que vai melhorar o que já foi proposto pela última vez e que não aceitará contrapropostas. Caso ele e seus empresários não aceitem, ele segue normalmente como jogador do clube até o final do ano, quando termina o contrato.
Caso ele receba uma proposta atraente de se transferir ainda no meio do ano, o São Paulo não vai se opor a negociar e tem planos até mesmo de utilizar um eventual dinheiro na contratação de outro lateral-esquerdo. Na imprensa europeia, a especulação é do interesse de clubes como Torino e Southampton.
LIZIERO
O jogador, revelado em Cotia, mas que estava emprestado ao Yverdon Sport FC, da Suíça, tem agradado bastante a comissão técnica de Luis Zubeldía, e a tendência é grande de continuar, justamente por se encaixar na proposta do treinador.
O que agrada também é que, caso Welington saia nos próximos dias, ele pode jogar na lateral esquerda. Zubeldía ainda não bateu o martelo, mas é provável que o cria de Cotia volte a ganhar oportunidades no segundo semestre.
JHEGSON MÉNDEZ
O equatoriano vive situação parecida com a de Liziero, já que também voltou de empréstimo agora. Mas, ao contrário do colega, não deve continuar no São Paulo. Desde que voltou do Elche, da Espanha, ele está treinando, tem contrato longo (até o fim de 2025), mas o estilo não bate com o que pensa Zubeldía, em termos de filosofia/característica de jogo.
Nada há definido ainda, mas a tendência é de ser negociado, ou por empréstimo ou em definitivo. A ideia do clube é que caso ele realmente saia, a negociação aconteça logo, já que não quer deixar o jogador parado, com o clube perdendo dinheiro.
JAMES RODRÍGUEZ
A “novela” envolvendo James Rodríguez ganhou mais um capítulo. O atleta, contratado como um dos grandes reforços para a reta final da última temporada, simplesmente não aconteceu dentro do São Paulo. Ele chegou a negociar a saída no início do ano, optou por permanecer, mas ainda não convenceu ao técnico Luis Zubeldía, que o utilizou apenas uma vez, em clássico contra o Palmeiras.
Porém, a Copa América pode mudar esse cenário. Camisa 10 da Colômbia, ele brilhou na fase de grupos, o que fez com que o São Paulo ficasse muito feliz. Tanto para um eventual retorno, como para chamar atenção de outros clubes, pensando em uma eventual proposta.
GIULIANO GALOPPO
Um último jogador que pode sair do São Paulo é Galoppo. Mas ao menos até o momento, nada chegou ao clube. A ideia no clube é que, caso realmente chegue a proposta do Boca Juniors de 3 milhões de dólares por 50% de seu passe, o Tricolor não sairia no prejuízo, já que pagou próximo a isso pela mesma porcentagem anos atrás. Mas uma fonte dentro do time brasileiro reiterou que “a condição de pagamento é importante”, e uma negociação à vista, ou com pagamento rápida, sendo a favorita.
Por enquanto, o caso é tratado com apenas especulação, mas o São Paulo provavelmente não se oporia à saída, já pensando em uma negociação futura, visto que o Boca é um gigante na Argentina e costuma negociar jogadores com bom valor para o futebol europeu.
Caso as duas partes entrem em acordo, ainda resta saber a vontade da família de Galoppo. A ESPN entrou em contato com pessoas próximas ao jogador, que aparentemente não se interessam em retornar à Argentina neste momento, mesmo que para um clube como o Boca. A ideia deles é uma possível transferência para a Europa. Porém, eles deixaram claro que a vontade de Galoppo é que vai prevalecer.
ESPN