O Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 0 neste domingo (1º), em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão. O primeiro gol dos cariocas, marcado por Kauã Elias ainda na primeira etapa, gerou grande polêmica por conta de sua irregularidade.
A comentarista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel, analisou o lance e destacou que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli Da Silva não cumpriu a regra corretamente. Segundo Renata, o gol deveria ter sido anulado.
O lance começou com uma disputa de bola entre Calleri e Thiago Santos. O auxiliar Guilherme Dias Camilo sinalizou falta levantando a bandeira, mas o árbitro não apitou, o que significa que a infração não foi confirmada em campo. Thiago Silva então colocou a mão na bola e cobrou a suposta falta, iniciando a jogada que resultou no gol de Kauã Elias. Apesar de o VAR revisar o lance, o gol foi validado.
Renata Ruel explicou que, segundo a regra, o árbitro deveria ter apitado a falta antes de Thiago Silva cobrar. Como o apito não aconteceu, o correto seria marcar uma infração contra o Fluminense devido à ação de Thiago Silva ao tocar na bola com a mão.
De acordo com as regras, o apito do árbitro é obrigatório para:
- iniciar o jogo (no primeiro e no segundo tempo de jogo e da prorrogação) e reiniciá-lo depois de um gol
- paralisar o jogo
- para assinalar um tiro livre ou um tiro penal
- se o jogo for suspenso temporária ou indefinidamente
- ao final de cada tempo de jogo
A falta de apito nesse caso configurou uma irregularidade, e o gol não deveria ter sido validado.