O técnico Luis Zubeldía ficou impressionado com o que viu durante sua visita ao Centro de Formação de Atletas (CFA) Laudo Natel, em Cotia, e pediu para observar mais de perto atletas das categorias de base sub-17 e sub-20 do São Paulo.
Atendendo ao pedido do treinador, o Tricolor iniciou um período de observação mais detalhada de oito jogadores de Cotia nos últimos dias. A cada duas semanas, duplas de garotos das equipes sub-17 e sub-20 são convocadas para treinar no CT da Barra Funda sob os olhares de Zubeldía.
O objetivo é dar uma vivência diferente para jogadores vistos como potenciais para o futuro, permitindo que Zubeldía os observe mais de perto e que os atletas adquiram uma experiência extra que já poderá ser aproveitada nas categorias de base.
Esse período de observação no profissional não significa promoção imediata. O combinado entre a comissão técnica e o futebol de base é que esses garotos sejam devolvidos para suas categorias após duas semanas, podendo assim jogar as competições sub-17 e sub-20.
ZAGUEIRO IGÃO ENCANTA ZUBELDÍA
Igão, zagueiro de apenas 16 anos das categorias de base do São Paulo, foi relacionado pela primeira vez para o banco de reservas do time principal. Apesar de não entrar em campo, o fato de um jogador tão jovem, que vem se destacando no sub-17, ter sido promovido ao elenco profissional mostra que o técnico Zubeldía ficou impressionado com seu potencial.
Além disso, o jornalista Jorge Nicola afirma que Zubeldía planeja promover mais dois atletas das divisões de base para o time principal, embora não tenha revelado os nomes. O treinador argentino deve adotar uma abordagem mais analítica ao avaliar os jovens talentos do clube para suprir algumas necessidades do elenco.
Igão chegou ao São Paulo em 2016, aos 8 anos de idade. Até o momento, o zagueiro conquistou três títulos nas categorias de base, representou a seleção brasileira de sua faixa etária e foi eleito o melhor defensor da Copa do Brasil sub-17, mesmo com o vice-campeonato do Tricolor
Atualmente, o elenco comandado por Luis Zubeldía é formado por 36 jogadores, sendo que 16 deles (incluindo o atacante Lucas, já experiente) foram formados nas categorias de base do São Paulo em Cotia