O tal fundo imobiliário vai ser aprovado pelo conselho, pelo visto. Não entendo dessa área, mas pelas explicações que vi, basicamente é o seguinte: o São Paulo vai substituir as dívidas bancárias pelo valor arrecadado pelo fundo. Ou seja, ele passa a “dever” pro fundo, que pagará as dívidas com os bancos. Aí teremos 4 anos e meio pra pagar o fundo, com juros menores e a dívida mais alongada.
Pra isso funcionar e captar dinheiro, vamos securitizar o fundo: contratos de patrocínio, pagamento de transmissão, etc. Algumas travas também vão impactar demais o investimento no futebol: só vamos poder gastar 50% da arrecadação anual com o futebol, limitado a R$ 350 milhões anuais.
Pra entender melhor: R$ 350 milhões pra tudo, salários, comissões, verbas de transferências, etc. Ou a diretoria melhora demais seu trabalho de scout ou estamos perdidos. Agora tem que ser erro mínimo nas contratações e precisamos de estabilidade e muito apoio nosso pra passar por momentos muito difíceis que virão.
Minha opinião: não é a salvação da lavoura, chegou muito atrasado, mas é o primeiro passo concreto dado pra recuperação financeira do clube. Pode dar certo e daqui 4 ou 5 anos, estarmos em uma situação financeira mais parecida com a do Palmeiras, por exemplo. Agora, vão manter as travas se o caldo desandar? Se o time começar a patinar e correr risco de rebaixamento, vão ter sangue frio ou contratar a torto e a direito? Vão ser transparentes com nós, também?
Vamos continuar cobrando, mas tentar apoiar no que der, não tem mais jeito gente, precisamos nos recuperar pra desafiar essas SAF’s endinheiradas.
A questão que fica é, uma diretoria que costuma errar em contratações, montar elencos desequilibrados, jogar dinheiro no ralo, vai mesmo conseguir montar bons times com um orçamento travado, com valores fixos que não podem ser ultrapassados? Se não fizeram isso até agora, qual a mágica que será feita pra do nada eles se tornarem esses profissionais tão bons que vão trabalhar bem e com erro quase zero?
Pensando no clube ,talvez seja a única saída sem a opção de SAF, pois assim limita os gastos pra diminuir essa dívida no médio prazo, mas a torcida vai ter que ter muita paciência, pois agora se errar nas contratações não vai poder dar “aquele jeitinho”, trazer outro jogador pra resolver, pra salvar a temporada, o time terá que ser montado com muito cuidado e com mínimos erros, o dinheiro está “contado” podemos assim dizer. Se tratando da nossa diretoria eu só acredito vendo, mas espero que de certo.
Exatamente, um passo importante seria limar o incompetente do Belmonte de lá. Se a gente errar nós vamos cair de divisão nesses 4 anos, simples assim.
Olha, o SP se supera, que Diretor fraco esse Belmonte.
SP joga muito dinheiro ou tem alguém levando nas contratações, você observa até os gringos dos Marginais a qualidade dos caras, SP maioria dos Girinos meia boa. A Mineiro, Flamengo, Palmeiras Gomes, Flaco.
Acredito que seja pela administração ruim dos recursos mesmo, claro que sempre vai ter os sanguessugas, mas não acho que seja ao ponto de causar rombos financeiros tão grandes, um ou outro esquema com empresário também deve ter, pra colocar jogador questionável no time, mas acho que o problema maior é que a diretoria erra demais mesmo, e olha que a atual está melhor que as últimas, pra ver o estrago que estavam fazendo no clube.
Mas eu estou é curioso pra saber qual será a engenharia financeira que esse diretoria do SPFC vai fazer pra se virar com 350 milhões no futebol por ano, pois em 2023 tivemos custos de 576 milhões, apesar que não entendi se foi apenas com o futebol ou todas as áreas, mas mesmo assim será um teste de fogo pra esses caras, pois se nesses próximos anos errarem como vinham errando em contratações e montando times desequilibrados, apostando em treinadores ruins, nós vamos passar por situações ainda piores do que passamos nessa última década, e não vai ter como trazer jogador pra salvar a temporada, agora existem metas financeiras a serem cumpridas.
As próximas temporadas vão definir o que será o SPFC daqui alguns anos, ou isso da certo e o clube segura as pontas enquanto se recupera financeiramente, ou a diretoria cGols MM# como já fez várias vezes e corremos sérios riscos de serie B e vexames históricos.
Há uma luz no fim do túnel…