É triste relembrar do passado, do que o São Paulo FC era, e ver o que se tornou nos últimos anos.
Pego de exemplo o campeonato paulista, olhem os campeões do Paulistão de 2000 pra cá. O São Paulo só tem 3 títulos nesses 24 anos, sendo dois deles ainda lá no começo dos anos 2000. Enquanto o medonho Palmeiras que só começou a existir novamente nos últimos 5 ou 6 anos já conquistou 4, e Corinthians e Santos tem 7 títulos cada um nesse mesmo período.
Pra ver como estamos em situação ruim hein, isso porque os anos 2005 a 2008 foram mágicos para o tricolor, mas tirando esse período, o SPFC por tudo que é, anda perdedor demais nesses últimos anos, é uma verdadeira máquina de eliminação, mas não dos rivais e sim dele mesmo.
Sempre sem dinheiro, com dívidas aumentando, devendo pra jogadores, economizando em peças que não se deve economizar, com DM sucateado e com péssimos profissionais. O que aconteceu com esse clube que era modelo a ser seguido antigamente? O que essas diretorias estão fazendo com nosso amado tricolor?
Esse negocio de maior clube do Brasil, está se segurando muito pelos 3 mundiais que o SPFC do passado conquistou, se daqui a pouco os rivais estiverem com 5, 6, 7 Libertadores, 15 Brasileiros, 40 paulistas, como que vamos continuar sustentando essa afirmação de maior clube brasileiro? Se nem na estrutura, nas finanças temos como competir, e em títulos estamos ficando pra trás, se agarrando a um torneio que tinha apenas 1 jogo, ou no máximo 2 jogos pra dizer que somos os maiores, os soberanos?
Já está mais do que na hora dessa diretoria acordar, trabalhar direito e ter a gana por conquistas que estejam a altura do SPFC, chega de ficar vivendo de migalhas que sobram dos outros clubes, não quero que o tricolor vire apenas um gigante que permaneceu enterrado no passado.
Foi mais um desabafo do que qualquer coisa, mas acredito que seja um sentimento de muitos de nós torcedores do SPFC, eu desde que me entendo por gente torço pelo tricolor, e dói demais ver a bagunça que esse clube virou, sem perspectivas de melhoras, pois toda vez que parece que vai sair das lonas, a diretoria vem e da outro soco no clube e na torcida.
CORRUPÇÃO.
O Brasil é o Pais da CORRUPÇÃO.
E em todas as áreas.
Quem manda no time são os conselheiros e essa gestão pífia, infelizmente, a gente torce, mas somos reféns deles. Essa diretoria é só mais uma safada que começou acertar e perdeu a mão.
Pra você ter ideia,o clube tem 250 conselheiros e 100 deles são vitalícios. 90% deles não sabem nem usar um celular,e quem dirá que conseguirão ajudar um clube de futebol.
E o foda é que 20 milhões de torcedores ficam reféns deles.
A merda começou em 2009. Muitos falam que começou em 2013,discordo totalmente. Em 2009 o time já começou a tremer em clássicos,começou a ter eliminações pra times inferiores. Começou a criar dívidas exorbitantes com Bancos e empréstimos com juros altíssimos. E o problema do DM já fazem pelo menos 9 anos, qualquer lesão simples o time demora no mínimo dois meses pra recuperar. E como eu digo,se não começar a pensar no futuro vamos ficar cada vez mais parado no tempo.
O São Paulo é o clube mais antidemocrático do futebol brasileiro. Não tem muito segredo, como o amigo disse abaixo, o caldo começou a desandar com o Juvenal. No governo dele qualquer fiapo de oposição foi eliminado. Ganhou 3 brasileiros, mas o legado dele é pernicioso. Ele destruiu o clube. Com ele as mamatas dos conselheiros se multiplicaram. Ele foi muito danoso ao S. Paulo, e isso não é tão discutido pois foi mascarado por um elenco muito forte na época.
Não há iniciativa concreta para modernizar a gestão do clube, tudo é muito aleatório e por isso vamos viver de pequenas boas fases, um título ali e outro acolá, até que fique insustentável e os cardeais não tenham outra solução a não ser aprovar uma SAF por uns trocados aí pra qualquer um.
Repito, foi sensacional a CB do ano passado, mas tanto nas finanças quanto na política do clube, as perspectivas são muito ruins. A dívida aumentou na maior arrecadação da história do clube. Tem lógica?! Fico envergonhado quando o clube atrasa salários, quando saem notícias sobre problemas na estrutura do clube etc. Isso era impensável 10, 15 anos atrás. Eu nunca imaginei ver esse tipo de coisa no São Paulo. Pra mim esse clube sempre foi muito mais que títulos ou grandes vitórias, mas sim o clube da vanguarda, extremamente organizado e profissional. Era diferente demais dos outros. A gente ganhava porque merecia, porque se preparava e trabalhava muito pra isso. Pqp, olha o nível dos nossos ídolos e compara com os dos rivais? São muito acima. Isso tudo dava um sentimento muito bom, tipo como se fôssemos um clube europeu no meio de amadores. Fomos assim por 80 anos.
Agora, ver essa bagunça atual, esse amadorismo, me deixa revoltado, tão puto quanto uma derrota em clássico. O Casares é mais do mesmo, literalmente do mesmo grupo do Juvenal. É um ensaboador profissional. Não dá pra esperar mudança.
Minha expectativa era que pelo menos esse ano a gente conseguisse mais um grande título pra ter um respiro, pois esse elenco mostrou vontade em vários momentos no ano passado. Ainda tenho uma certa esperança.
Foi mal pelo desabafo também, o jeito é continuar torcendo, só resta isso pra gente, não podemos participar da vida política do clube. Eles nunca vão deixar.
Copa do Brasil mascarou muita coisa.