O gol do Botafogo-SP, marcado por Dudu aos 2 minutos do segundo tempo, não foi checado pelo árbitro de vídeo no jogo contra o São Paulo, neste domingo, no Morumbi. Segundo a Federação Paulista de Futebol, nenhuma câmera conseguiu assegurar a posição do atacante.
O árbitro de vídeo foi protagonista na estreia tricolor no Campeonato Paulista de 2021 – um empate por 1 a 1 contra o Botafogo. A Federação Paulista de Futebol admitiu que não foi possível checar o possível impedimento no gol do time de Ribeirão Preto. Em nota, afirmou:
“O VAR verificou todas as imagens disponibilizadas pela transmissão, mas nenhuma câmera possibilitou ao árbitro de vídeo verificar se o atacante do Botafogo estava em posição de impedimento. Assim, árbitro central seguiu com a sua decisão de campo”
Não foi o único lance polêmico. Aos 40 minutos do segundo tempo, Pablo fez um belo gol após dominar um cruzamento e finalizar com a esquerda. Mas o VAR identificou um impedimento de Daniel Alves no início da jogada. Após ser lançado na área, o camisa 10 tocou de cabeça para Galeano, que cruzou para Pablo.
Na Central do Apito, a comentarista Nadine Bastos avaliou que Daniel Alves estava na mesma linha que os defensores do Botafogo.
No último lance do jogo, o São Paulo também reclamou de um pênalti em Hernanes. Na sequência do lance, a bola saiu pela linha de fundo, em escanteio. A arbitragem levou mais de um minuto para checar o lance – e não deu nem pênalti e nem escanteio.
– O lance para mim foi normal. O Hernanes toca a bola à frente e sofre um choque, mas o zagueiro do Botafogo já tinha tomado a posição antes. Agora, se ele levou um minuto para checar, tinha que ter dado um minuto a mais – comentou Nadine Bastos.
Ao fim do jogo, o atacante Pablo reclamou das longas interrupções para checagens no VAR.
– Se foi gol, está claro que eles erraram. O Crespo está iniciando o trabalho, a gente só treinou dois dias. A arbitragem tem que deixar o jogo correr mais, muito tempo parado. Leva muito tempo para checar e ainda erra.
GLOBO ESPORTE